03 De Agosto O Dia Do Capoeirista
A capoeira é uma expressão cultural conhecida também como uma arte marcial brasileira, misturando uma dança e luta típica do Nordeste do Brasil, especialmente na Bahia.
A única defesa que eles tinham era a capoeira: combinavam agilidade com cacetes e facas. Com isso, aterrorizaram a população. Mas com a chegada da República, em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca iniciou uma campanha de combate à capoeira.
“Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação capoeiragem; andar em correria, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordem, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal”.
Considerada como patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o batizado é o mais importante ritual capoeirista. Quem comanda o batizado é o capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Normalmente o jogo termina com a queda do aluno, momento em que é considerado batizado, mas o capoeirista formado pode julgar a queda desnecessária.
Desta forma, os alunos novos recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores. É tido com um dos momentos mais honrosos para o capoeirista.
Fontes: Sites Brasil Cultura e Wikipédia
0 comentários: